O II Workshop de Transcomunicação Instrumental foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de agosto de 2015, organizado pelo grupo Ponto de Luz através do Coordenador Sergio Pietroluongo e sua equipe.
O evento ocorreu na casa Obreiros de Jesus- Tijuca, contando também com dirigentes e equipes da casa como organizadores . O Workshop foi ministrado pela Rede TCI Brasil com a participação dos palestrantes Clóvis Nunes e Suely Pinheiro, bem como com o suporte e apoio da equipe técnica da Rede Rafaela Respeita e Armando Millem.
A programação do evento foi composta por palestras no turno da manhã e oficinas de gravação no turno da tarde, onde estiveram presentes aproximadamente 70 pessoas. Observou-se que para sua grande maioria o tema era inédito, atendendo assim um dos principais objetivos da Rede TCI Brasil, que vem a ser a informação e embasamento técnico/teórico sobre a pesquisa em Transcomunicação Instrumental.
Durante as duas tardes de oficinas, houve, em cada uma, três (3) tentativas de contato em tempos aproximados de gravação de 4 a 5 minutos cada. Os resultados obtidos na tarde de sábado foram expressos em vozes paranormais com característica compatível com a mesma, ou seja, sussurrada . Em apenas alguns gravadores é que se pode observar as vozes registradas. No domingo as vozes captadas se tornaram mais audíveis, mesmo mantendo sua característica sussurrada. Muitos presentes puderam se certificar das mensagens obtidas através das vozes registradas, tanto em fita magnética (gravador antigo de rolo de fita magnética) quanto nos gravadores digitais, dando ênfase a um dispositivo digital de gravação de Marca Sony- mini gravador digital modelo ICD PX 333.
A Rede TCI Brasil acredita ter conseguido atender as expectativas do evento, mesmo estando ciente de que a cada modalidade podemos estar aperfeiçoando esta atividade . Os resultados obtidos neste evento foram expressivos no seu conteúdo , motivando-nos a continuar este importante trabalho de pesquisa, de divulgação e de experimentos .
Por Suely Pinheiro
Clique aqui para conferir algumas das comunicações captadas.